Mundo: Chile registra terremoto de 6,1 na escala Richter

Compartilhe esta notícia:

O Chile vem sendo o palco para a ocorrência de inúmeros desastres naturais, com destaque para os terremotos.  Na tarde desta quinta-feira, dia 26 de setembro, foi registrado o mais recente. Um tremor de 6,1 graus registrado na região de Los Lagos (Chile), localizada a pouco mais de 1.000 quilômetros da capital Santiago. Ainda não há notícias sobre seus potenciais danos, mortos ou feridos.  

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu a cerca de 42 quilômetros de distância da Villa La Angostura, cidade da Argentina que está próxima da fronteira com o Chile, e a cerca de 130 quilômetros de profundidade.

Já não é a primeira vez que tem terremotos no país, mas eis que surge a grande questão: por que há tantos terremotos no Chile?

A explicação encontra-se na localização do país, que deu o azar de se situar em uma zona de encontro entre duas placas tectônicas, a de Nazca e a Sul-Americana. Essas estão em movimentos opostos, ou seja, estão chocando-se e, por isso, causando, além dos terremotos, ondas de vulcanismos e a formação de cadeias montanhosas em toda costa oeste da América do Sul.

Compartilhe esta notícia: